Que estranho fascínio exercem sobre mim as palavras!

 

Minha neta completou 5 anos e tem fascínio também por livros, cadernos, folhas de papel, lápis de cor e grafite, borrachas e canetas dos mais variados tipos.

Passa muito tempo do dia com livros nas mãos.

Meu pai era comerciante e eu me alfabetizei na sua loja, a Casa Soely, na rua Comendador Araujo, esquina da Buenos Aires, em Curitiba, quando eu com 4 a 6 anos, há 52 anos atras lianas caixas de brinquedos, as palavras ao lado da figura correspondente. Assim a figura da boneca ou da estrela estavam ao lado da palavra boneca ou estrela, e assim meu vocabulário começou com uma leitura por associação de imagens, formas inteiras com as formas inteiras das palavras.

Minha filha com 4 anos foi comigo assistir o ET e Spielger a ensinou a procurar em todas as palavras as letras E e T, e daí, ler T e E e formar o Te, e unir esta consoante a todas as vogais, formando TA, TE, TI, TO, TU foi o inicio estimulado por mim, aproveitando o espontâneo inicio desta maravilhosa arte que é ler absorvendo por todos os poros a arte de escrever.

Minha neta iniciou com números a partir de desenhos infantis, formas em livros formando conjuntos com o numero ao lado e nas placas de rua de anúncios de 24 horas iniciou por reconhecer: “olha ali o 4!” disse um dia e me provocou enorme emoção e hoje sabe muitas letras, reconhece letras e escreve e digita no teclado do computador, o seu próprio nome.

Está em seu DNA.

Faz parte da cultura de minha familia, do pai de minha filha e da familia do pai de minha neta, esposo de minha filha ler, ler muito, e a busca pela informação e conhecimento; penso que isto tambem nos fez atraentes uns para os outros por afinidade.

Sim, para mim diferem ao extremo:

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Conhecimento é o ato de compreender algo usando o raciocínio. É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na estética e na experimentação. Pode ser compreendido pelo sujeito que conhece, pelo objeto a ser conhecido e pela imagem.

Saber usar a informação é importante e amplia – la agregando mais e mais elementos associando – os.

Livros, palavras que traduzem imagens e nos fazem voar para o que esta descrito objetiva e subjetivamente. Conhecimento que estimula a conhecer mais e mais e é infinito, incomensurável a arte de adquirir conhecimentos dos comuns aos transcendentes.

Viajamos na mente, na alma e no espirito dos autores mais celebres até no bilhete em rabiscos e garatujas de nossas crianças. Tenho um album com os escritos e desenhos de minha neta dedicados a mim, com o mais puro presente de uma criança cheia de afeto.

Ler, que privilégio. Recordo no filme de Spielberg, A Cor Purpura a irmã de Celli, ensinando-a a ler pois sabia que um dia podiam estar longe e então se comunicariam sempre. Colava as palavras nos objetos e assim aprendeu a ler com a docência alfabetizadora de sua irmã.

Doce ente é um docente, um cuidador de almas, aquele que ensina a iniciar pelas mães e pais dentro das famílias e nas escolas. Aquele que ensina de fato é o inesquecível docente que reúne informação e afeto, humanidade e conhecimento, e torna eficaz a aprendizagem e resulta em aprendizado e crescimento, individual e coletivo.

E aquele que escreve multiplica o saber para muitos, inumeras pessoas e aquele que lê coloca um pedaço da mente do outro em si mesmo.

Sempre cuidando da qualidade de informação que contem o livro, seja impresso no papel ou E book, estimule os outros a informação leitura e cultura de forma geral.

Ler impede muitas vezes estar em atividades pouco nobres e fúteis. Estimula ao autoconhecimento e reflexão e nos faz seres mais felizes e que fazem a diferença.

Proporcione isto para seus filhos e netos. São o futuro da nossa humanidade, a mais perto de nós!

E você? O que está lendo no momento?

ARTIGO PUBLIADO NO JORNAL INFORMASUL DE PONTA GROSSA -PR

 

 

 

