Motivação

A motivação pode ser definida como:

  1. O que leva uma pessoa a agir de determinada forma.
  2. O que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Quais são os meus motivos? Eu paro para me observar, me escutar, para conhecer – me e conhecer principalmente os meus motivos? Mas trabalho é uma ação contínua. E o que me motiva? O reconhecimento, o aplauso, o elogio da liderança, o aumento de salário, a promoção, o incentivo dos colegas, a união do time e todos os estímulos externos, como premiações e incentivos. Presentes como objetos, cursos ou de momentos de lazer promovidos pela empresa, são também motivadores.É a hora da escolha, a vida é feita de escolhas. Pois bem, ou eu trabalho desmotivado, em uma penosa e desprazeirosa tarefa, por obrigação apenas, ou encontro motivação. Se não existe fora de mim, posso utilizar a automotivação. Como reconhecê-la dentro de mim? Para usá-la, primeiro é preciso pensar nos meus motivos. Objetivos e metas que estabeleço para mim, dentro ou fora da empresa, no trabalho ou na vida, reconhecer meus desejos e necessidades, saber quais são e quanto preciso de tempo, dinheiro e condições para a ação ser realizada com satisfação e contentamento, ou seja real ação, realização. A finalização com sucesso é automotivadora por si só, portanto devo avaliar se meu projeto tem viabilidade, e quais os passos a curto, médio e longo prazo. Na sequencia, contabilizar e comemorar cada passo concretizado, sempre vendo o que já foi feito, valorizando e não se queixando do que ainda deve ou falta fazer.Enfim gostar do que faz é automotivador por excelência, e a expectativa de sua finalização com a imagem futura de prazer e satisfação é estimulante. Afinal quer mais excelente combustível que o entusiasmo?
  3. Comemorar, confraternizar e congratular-se consigo mesmo, por que não? Às vezes o projeto é secreto, e todos deveriam ser até estarem finalizados, não podendo ser divulgados antes do término. Por exemplo: algo original a ser implantado na empresa, ou um livro a ser escrito, ou uma conquista amorosa. Então o velho “o segredo é a alma do negócio” pode ser atualizado e aclamado como “todo projeto tem alma e isto é secreto até surpreender a todos com sua culminação”.
  4. Mas, se eu trabalho só ou a liderança se ausenta por motivos das funções próprias do cargo, ou o ambiente e a política da empresa não têm esta cultura do incentivo motivacional, onde eu encontro motivação? A causa ou origem de alguma coisa, razão que nos leva a fazer algo ou justifica o nosso comportamento.
  5. O que me faz trabalhar? Que motivo me move a trabalhar? As pessoas dizem que tem que trabalhar, mas na verdade o motivo é a qualidade de vida e a sobrevivência, porque não queremos ter nossas necessidades atendidas.
  6. Diante de determinadas circunstâncias, ou, sob determinados estímulos, o indivíduo fica propenso a tomar atitudes, agindo ou deixando de agir. Servir de motivo, causar ou despertar interesse, estimular. Ação que é causada por um motivo.

 

 

