Mudanças periódicas

 

 

Algumas empresas costumam realizar mudanças periódicas no espaço físico com a intenção de melhorar as acomodações e reorganizar as equipes. Esse tipo de mudança exige a colaboração de muita gente e pode acabar afetando a rotina. Como deve organizar esse tipo de realocação?

  1. Preferencialmente faze – lo no fim de semana ou num dia especifico como 2ª feira ou sexta feira.
  2. Avisar que esta atividade ira ocorrer ao menos 15 dias antes intensivamente para assimilação da idéia.
  3. Dividir em um plano de ação as atividades necessárias cronograma da 1ª a ultima a cargo do líder.
  4. Montar comissões com um líder para cada atividade e um coordenador geral.
  5. Cada líder deve estipular hora de inicio e de termino e a atividade a seguir com um intervalo de 15 minutos de um café com doçuras entre a equipe que termina com a equipe que começa. Se houver espaço podem ser feitas mais atividades ao mesmo tempo.
  6. Confraternização afetiva entre todos após o termino, almoço, coquetel, picnic, roda de samba, feijoada…

Quais os erros mais comuns que devem ser evitados?

Acumulo de tarefas, desorganização, falta de liderança e de estimulo. Incentivo a fazer com prazer, pode ser colocado musica ao vivo ou não durante a atividade. Fazer em forma de gincana com premiação é ótimo;

Qual a necessidade real de realizar essas mudanças?

Depende das necessidades ou não da empresa, do bom senso dos dirigentes. O motivo deve estar claro para todos.

Quando essas mudanças acontecem periodicamente isso é um problema? Por quê?

Por que é um dos motivos principais de stress com doenças conjugadas a ele por excesso de mudanças em curto espaço de tempo, na vida particular e profissional também.

Como minimizar o impacto na tarefa diária? Qual o papel do RH nessa reorganização?

Importantíssimo na coordenação geral e estímulos positivos. Cuidados do SIPAT, com acidentes e cuidados com fadiga e excessos extenuantes, acompanhamento nutricional de sucos e alimentos energéticos para repor as energias gasta

Quais os principais cuidados que a empresa deve tomar durante esses períodos de mudança no espaço físico? Quando as mudanças passam a ser prejudiciais e desnecessárias?

Excessivas, desorganizadas, desmotivadas, inexplicadas, abruptas sem preparo antecipado, sem prazer e fontes de estimulos prazerosos tais como:

  • Bonificação em dinheiro
  • Lazer
  • Alimentação especial
  • Horas de folga
  • Musica
  • Dança
  • Espetáculos e shows
  • Vinculações de prazer e afetiva com a família compensando as horas de ausência
  • Jogos com premiação
Anúncios