Escuta Ativa

“Quando as pessoas se comunicam, se entendem e se ouvem, fazem

o que é chamado escuta ativa.” Sukardosh.

Sobre a questão da falta de comunicação plena, efetiva.

Acontece em vários aspectos da nossa vida, no campo familiar ou profissional.

È interessante que tudo que recebemos, o fazemos através do corpo; e os canais de entrada do corpo são os cinco sentidos, dos quais quatro, o olfato, visão, audição e gustação estão na cabeça.

É como uma central de comunicação.

Pelos anos de experiência e pratica de trabalho no ambiente empresarial percebe se a qualidade no rendimento e produtividade com o investimento na comunicação consigo mesmo e com o outro, minimizando as dificuldades de vida pessoal. Isto resulta em melhor pessoa, consequentemente melhor relacionamento e eficiência no trabalho.

Apenas falando, não está se comunicando. Tem uma diferença entre fazer ruído com a boca e usar com eficácia a palavra.

As pessoas vão alimentado pensamentos confusos, se angustiam e não sabem a origem da angustia, tem dificuldade para falar, expressar os seus sentimentos, e suas emoções, donde surge toda esta confusão, como se chega exatamente este ponto?

Falta investir em si mesmas, as empresas saberem que edifício empresa não é a empresa, que é um conjunto de pessoas com o sentido de time, de equipe.

A seleção brasileira de futebol que antes parávamos tudo para ver e agora desinteressou. Porque desinteressou? Porque não tem mais aquele time, aquela equipe, aquela garra que se transforma em produção de sucesso, na empresa, na família, porque somos sempre ligados, trabalhamos sempre em grupo, nascemos em grupo, vivemos em grupo, e ninguém quer morrer sozinho, então agente é gregário por natureza.

Humanidade, eu digo, uma unidade humana, o dia que for unidade vai ser ótimo e muito desta unidade depende de que haja uma boa comunicação. E uma boa comunicação social, grupal, familiar, empresarial é uma boa comunicação primeira com um indivíduo, ele com ele mesmo, senão repercute para fora tão deficiente como repercute dentro e gera conflitos.

E os conflitos geram angustia

Confusão; conflito interior é gerado através de situações que não são pensadas, que não são refletidas, começa a partir daí. Este acúmulo também gera angustia.

Não foi cultuado, nesse tempo todo histórico, cuidar de si mesmo, pois Sócrates falou: “Conhece-te a ti mesmo” e demorou muito, pois o homem com os olhos voltados para fora, sem a cultura de buscar dentro da própria pessoa tem resultado em medo de conhecer – se.

Su kardosh

Anúncios

Um pensamento sobre “Escuta Ativa

  1. Adorei o artigo Sú. A prática da escuta ativa acredito ser um dos meus grandes desafios no dia-a-dia, tentando expressar minhas idéias e sentimentos e ao mesmo tempo saber respeitar o outro e permitindo que ele faça o mesmo para haver entendimento mutuo. Abração Sú.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s